sexta-feira, 6 de maio de 2016


Na disciplina de matemática as brincadeiras podem ser grandes aliados dos professores, pois o brincar proporciona oportunidades de explorar as diversas noções do aluno.  Nesse site disponível em:


 Podemos encontrar brincadeiras como: Amarelinha; Bola de Gude; Bola; Corda; Brincadeiras de perseguição; Brincadeiras de Roda, e a maneira como trabalha-las para estimular o desenvolvimento do aluno. 

                          Segundo Oliveira a matemática deve ser ensinada de formas diferentes aos alunos da Educação Infantil, devem ser mais ensinados mais que números o ensino deve partir do professor que vai ensinar por meio do cotidiano do aluno fazendo com que o aluno reflita e encontre soluções lógicas questione certos fatos. De acordo com Oliveira uma maneira de incorpora a matemática na Educação Infantil são as Brincadeiras, pois é possível trabalhar de forma lúdica tornando o aprendizado mais prazeroso e de fácil entendimento.

O autor sugere que nas rotinas cotidianas da escola tais como:

  • Em um passeio, mencionar os sinais de trânsito, direções e distâncias;
  • Quando a criança brinca, mencionar as estimativas, medidas e comparações que ela faz;
  • Manter um termômetro de parede na classe;
  • Registrar a temperatura do ambiente em um calendário designado para esta atividade;
  • Observar o céu e registrar a situação das nuvens a cada dia;
  • Elaborar gráficos e estatísticas;
  • Fazer contagens regressivas para jogos;
  • Fazer divisão para trabalho e brinquedo;

    • Selecionar músicas, histórias e jogos, para desenvolver o interesse e uma repetição motivadora dos conceitos apresentados;
    • Conceitos quantitativos, tamanhos e formatos contrastantes podem ser utilizados de maneira que pareça informal, mesmo tendo feito parte de um plano feito pelo professor;
    • Observações cuidadosas e discussões ensinam à criança muitas palavras quantitativas e seu emprego em situações significativas. Assim, o professor guia a criança para sentir os contrastes e escolher palavras adequadas para expressá-los.

    Esses são momentos para explorar a matemática, para saber mais confira na integra no site disponível em: http://www.cpt.com.br/cursos-educacao-infantil/artigos/educacao-infantil-aprendendo-matematica

    Esse texto é de autoria das acadêmicas:
    Daniella Bezerra;  Elaine Carolina da Silva ;    Patricia Domingues da Silva ;              Simone dos Santos Garcia




Nenhum comentário:

Postar um comentário