CIRCUITO MOTOR
Apresentação - trata-se de um circuito que foi desenvolvido com o objetivo de trabalhar diversas atividades com os alunos, construindo um circuito que desafie o aluno da educação infantil a realizar diversas atividades tais como : Sequência numérica, Formas geométricas, Obstáculo com bambolê e corda, Arremesso com bolas coloridas, Obstáculo com garrafas coloridas
Passo a passo do circuito
- Sequência numérica
Na sequência
numérica cada criança terá que completar os espaços vazios com os números que
estão faltando, no painel haverá números de 1 a 10, algum deles estará
faltando, a criança terá que além de observar qual número está faltando e
colocá-lo na sequência correta.
- Figuras Geométricas
Em uma
caixa de papelão será cortado o molde de algumas figuras geométricas, quando a
criança chegar nesta parte do circuito terão vários peças em formato das
figuras correspondentes a da caixa, a criança terá que pegar uma figura de cada
vez para encaixar nos lugares certos.
- Obstáculo com bambolê e corda
No pátio, monte um circuito com vários
materiais: estique cordas e peça que os pequenos passem por baixo sem
encostarem-se a elas, cordas esticadas no chão, para que andem por cima sem
olhar no chão, coloque bambolês no chão e diga que pulem de um para outro.
Apresente o que deve ser feito em todo o circuito e acompanhe as crianças em
cada um dos desafios, evitando que tenham medo ou se machuquem.
Pedir silêncio para o resto da turma,
para que os participantes do circuito tenham o máximo de atenção, e
concentração, articulação da respiração, domínio do corpo aperfeiçoando o
equilíbrio.
- Arremesso com bolas coloridas na boca do palhaço.
A professora
colocará em fileira os alunos, e em seguida cada jogador arremessará a bolinha
coloridas cinco vezes seguidas. Cada vez que o jogador encaixar a bolinha na
boca do palhaço, marcarão pontos. Vencerá o jogador que conseguir maior número
de pontos.
- Obstáculo com garrafa colorida.
O professor colocará as garrafas coloridas na posição em zig-
zag, dando um espaço entre elas para que as crianças possam passar uma de cada
vez elas deverão andar desviando dos obstáculos, depois correrem, após isso o
professor pode também formar duplas que irão correr de mãos dadas e por último
formar um trem que passará pelo mesmo caminho que fizeram sozinhos ou
acompanhados.
Descrição
A
gincana engloba diversas atividades onde o professor pode desenvolver alguns
conceitos de matemática. Tais como: sequência numérica, classificação e
seriação, geometria, noções de espaço como, por exemplo: dentro, fora, baixo e
cima etc.; para realização desta atividade é necessário à explicação do
professor, aonde o mesmo irá problematizar questionando as crianças sobre o que
sabem a respeito da brincadeira.
Após
essa conversa poderá estipular os combinados e regras, levando as crianças a cada
etapa do circuito.
Objetivos
a serem alcançados desta atividade é desenvolver o raciocínio lógico, trabalhar
em equipe, percepção, reconhecer formas geométricas, sequência numérica, cores,
além de trabalhar a socialização. Tornando o ensino de matemática mais lúdico.
REGISTROS
Após a brincadeira, é interessante que o
professor peça- lhes um desenho para representar o que fizeram enquanto
brincaram. O desenho tem a função de mostrar o que os alunos perceberam como
representam o espaço no qual aconteceu o circuito, de que forma retratam os
desenvolvimentos realizados,.
REFERÊNCIAS
SMOLE,
Kátia Stoco. DINIZ, Maria Ignes. CÃNDIDO, Patrícia. Figuras e Formas. Brincadeiras Infantis nas aulas de matemática.
ArtMed. Porto Alegre. 2003.
Nenhum comentário:
Postar um comentário