sexta-feira, 6 de maio de 2016

CIRCUITO MOTOR




CIRCUITO MOTOR

Apresentação - trata-se de um circuito que foi desenvolvido com o objetivo de trabalhar diversas atividades com os alunos, construindo um circuito que desafie o aluno da educação infantil a realizar diversas atividades tais como : Sequência numérica, Formas geométricas, Obstáculo com bambolê e corda, Arremesso com bolas coloridas, Obstáculo com garrafas coloridas

Passo a passo do circuito

  1. Sequência numérica

Na sequência numérica cada criança terá que completar os espaços vazios com os números que estão faltando, no painel haverá números de 1 a 10, algum deles estará faltando, a criança terá que além de observar qual número está faltando e colocá-lo na sequência correta.

  1. Figuras Geométricas

Em uma caixa de papelão será cortado o molde de algumas figuras geométricas, quando a criança chegar nesta parte do circuito terão vários peças em formato das figuras correspondentes a da caixa, a criança terá que pegar uma figura de cada vez para encaixar nos lugares certos.

  1. Obstáculo com bambolê e corda

No pátio, monte um circuito com vários materiais: estique cordas e peça que os pequenos passem por baixo sem encostarem-se a elas, cordas esticadas no chão, para que andem por cima sem olhar no chão, coloque bambolês no chão e diga que pulem de um para outro. Apresente o que deve ser feito em todo o circuito e acompanhe as crianças em cada um dos desafios, evitando que tenham medo ou se machuquem.

Pedir silêncio para o resto da turma, para que os participantes do circuito tenham o máximo de atenção, e concentração, articulação da respiração, domínio do corpo aperfeiçoando o equilíbrio.



  1. Arremesso com bolas coloridas na boca do palhaço.

A professora colocará em fileira os alunos, e em seguida cada jogador arremessará a bolinha coloridas cinco vezes seguidas. Cada vez que o jogador encaixar a bolinha na boca do palhaço, marcarão pontos. Vencerá o jogador que conseguir maior número de pontos.



  1. Obstáculo com garrafa colorida.

O professor colocará as garrafas coloridas na posição em zig- zag, dando um espaço entre elas para que as crianças possam passar uma de cada vez elas deverão andar desviando dos obstáculos, depois correrem, após isso o professor pode também formar duplas que irão correr de mãos dadas e por último formar um trem que passará pelo mesmo caminho que fizeram sozinhos ou acompanhados.



Descrição

A gincana engloba diversas atividades onde o professor pode desenvolver alguns conceitos de matemática. Tais como: sequência numérica, classificação e seriação, geometria, noções de espaço como, por exemplo: dentro, fora, baixo e cima etc.; para realização desta atividade é necessário à explicação do professor, aonde o mesmo irá problematizar questionando as crianças sobre o que sabem a respeito da brincadeira.

Após essa conversa poderá estipular os combinados e regras, levando as crianças a cada etapa do circuito.

Objetivos a serem alcançados desta atividade é desenvolver o raciocínio lógico, trabalhar em equipe, percepção, reconhecer formas geométricas, sequência numérica, cores, além de trabalhar a socialização. Tornando o ensino de matemática mais lúdico.



REGISTROS

  Após a brincadeira, é interessante que o professor peça- lhes um desenho para representar o que fizeram enquanto brincaram. O desenho tem a função de mostrar o que os alunos perceberam como representam o espaço no qual aconteceu o circuito, de que forma retratam os desenvolvimentos realizados,.




REFERÊNCIAS

SMOLE, Kátia Stoco. DINIZ, Maria Ignes. CÃNDIDO, Patrícia. Figuras e Formas. Brincadeiras Infantis nas aulas de matemática. ArtMed. Porto Alegre. 2003.

Nenhum comentário:

Postar um comentário