sexta-feira, 6 de maio de 2016

LATERALIDADE E ORIENTAÇÃO ESPACIAL


TEMA:



  • Lateralidade e orientação espacial.




OBJETIVOS:



  • Despertar na criança o conceito de lateralidade e orientação espacial( esquerda, direita, frente, atrás, dentro, fora, em cima, em baixo);
  • Desenvolver a linguagem oral e escrita;
  • Reconhecer as cores;
  • Estimular a atenção e concentração;
  • Desenvolver sua coordenação motora;
  • Explorar a noção matemática numérica e contagem;
  • Fazer o seu próprio bichinho.





CONTEÚDOS:



  • Lateralidade;
  • Orientação espacial;
  • Escrita;
  • Contagem;
  • Fazer artístico (carimbo de tinta com as mãos).





METODOLOGIA:



  • Levar máscaras de sapinho para os alunos, distribuir uma para cada um, e pedir que pintem. Após iremos para fora da sala e explicar que coloquem a máscara, falar que cada um deles será um sapinho a partir daquele momento.
  • A professora irá cantar: “Ai que coisa boa, ai que coisa boa, perceber o sapo ( perto, longe, dentro, fora) da lagoa”. No chão terá uma lagoa de TNT ou até mesmo de giz, e quando a professora falar na música:Perto, todos ficaram pertos um do outro e da lagoa;
    Longe: Todos longe da lagoa;
    Dentro: Todos dentro da lagoa;
    Fora: Todos fora da lagoa.
  • E assim sucessivamente.
  • Depois questionar: Se todos estão longes mesmo, se tem algum amigo que não está, e assim por diante;
  • Retornaremos ao espaço de vivência da criança, onde a professora irá desenhar uma lagoa na lousa, após pedir que cada aluno venha colar o seu sapinho dentro da lagoa. Após cada aluno irá colar de outro jeito como:

    -Tire dois sapinhos da lagoa e cole para fora;
    -Tire um sapinho da lagoa e cole a frente dos dois sapinhos;
    -Tire um sapinho e cole atrás dos outros;
    -Volte com três sapinhos para dentro da lagoa.

  • E assim por diante até irem todos os alunos e todos os comandos pela professora.






METODOLOGIA:



  • Iniciar a aula com a música:

    Mão direita na frente, mão direita atrás, mão direita na frente e mexendo sem parar. Roda, roda e não saia do lugar, vem que eu vou te ensinar.
    Mão esquerda na frente, mão esquerda atrás, mão esquerda na frente e mexendo sem parar. Roda, roda e não saia do lugar, vem que eu vou te ensinar.

    Ombro direito na frente, ombro direito atrás, ombro direito na frente e mexendo sem parar. Roda, roda, roda e não saia do lugar, vem que eu vou te ensinar. Ombro esquerdo na frente, ombro esquerdo atrás, ombro esquerdo na frente e mexendo sem parar, roda, roda, roda e não saia do lugar, vem que eu vou te ensinar.

    Poe a barriga pra frente, a barriga pra trás, a barriga pra frente e mexendo sem parar, roda, roda, roda e não saia do lugar, vem que eu vou te ensinar.

    Pé direito na frente, pé direito atrás, pé direito na frente, e mexendo sem parar, roda, roda, roda e não saia do lugar, vem que eu vou te ensinar.
    Pé esquerdo na frente, pé esquerdo atrás, pé esquerdo na frente, e mexendo sem parar, roda, roda, roda e não saia do lugar, vem que eu vou te ensinar.

    Poe a cabeça na frente, a cabeça atrás, a cabeça na frente, e mexendo sem parar, roda, roda, roda e não saia do lugar, vem que eu vou te ensinar.





Após levar os alunos para fora da sala para a seguinte atividade:



https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjK6vIguVb9xAHcX6V8ew32s3NVH7u8_6PmLVKedai7aXrLQBX6HDgjoPoTt2EA_VbhtTRAcUTyHHqIbbSe517OV3BFgVK8I8yHUj8QnqzKBTPXSpaDhuj_ArQ_kkINi2U6RlK0rkdS_P8/s1600/Plano-de-aula-direcionalidade-lateralidade.jpg



  • Primeiro cada aluno irá conhecer o caminho, depois cada um receberá um comando com uma plaquinha, como:

           - Pé direito no azul;

           - Pé esquerdo no vermelho;

(OBS: Nesta atividade trabalhar somente os pés).





E assim sucessivamente até todas as crianças participarem.



  • Para finalizar retornaremos para o espaço de vivência da criança onde a professora irá propor uma atividade: carimbo de tinta com as mãos, no qual cada criança deverá pintar a mão do colega, seguindo as instruções da professora ( direita e


    esquerda) formando um bichinho, como por exemplo uma borboleta;
  • Confeccionar um cartaz com as produções das crianças.





Plano de Aula Atividade Sensorial Fazendo Arte Borboleta

Nenhum comentário:

Postar um comentário