TEMA:
- Lateralidade e orientação espacial.
OBJETIVOS:
- Despertar na criança o conceito de lateralidade e orientação espacial( esquerda, direita, frente, atrás, dentro, fora, em cima, em baixo);
- Desenvolver a linguagem oral e escrita;
- Reconhecer as cores;
- Estimular a atenção e concentração;
- Desenvolver sua coordenação motora;
- Explorar a noção matemática numérica e contagem;
- Fazer o seu próprio bichinho.
CONTEÚDOS:
- Lateralidade;
- Orientação espacial;
- Escrita;
- Contagem;
- Fazer artístico (carimbo de tinta com as mãos).
METODOLOGIA:
- Levar máscaras de sapinho para os alunos, distribuir uma para cada um, e pedir que pintem. Após iremos para fora da sala e explicar que coloquem a máscara, falar que cada um deles será um sapinho a partir daquele momento.
- A professora irá cantar: “Ai que coisa boa, ai que coisa boa, perceber o sapo ( perto, longe, dentro, fora) da lagoa”. No chão terá uma lagoa de TNT ou até mesmo de giz, e quando a professora falar na música:Perto, todos ficaram pertos um do outro e da lagoa;Longe: Todos longe da lagoa;Dentro: Todos dentro da lagoa;Fora: Todos fora da lagoa.
- E assim sucessivamente.
- Depois questionar: Se todos estão longes mesmo, se tem algum amigo que não está, e assim por diante;
- Retornaremos ao espaço de vivência da criança, onde a professora irá desenhar uma lagoa na lousa, após pedir que cada aluno venha colar o seu sapinho dentro da lagoa. Após cada aluno irá colar de outro jeito como:-Tire dois sapinhos da lagoa e cole para fora;-Tire um sapinho da lagoa e cole a frente dos dois sapinhos;-Tire um sapinho e cole atrás dos outros;-Volte com três sapinhos para dentro da lagoa.
- E assim por diante até irem todos os alunos e todos os comandos pela professora.
METODOLOGIA:
- Iniciar a aula com a música:Mão direita na frente, mão direita atrás, mão direita na frente e mexendo sem parar. Roda, roda e não saia do lugar, vem que eu vou te ensinar.Mão esquerda na frente, mão esquerda atrás, mão esquerda na frente e mexendo sem parar. Roda, roda e não saia do lugar, vem que eu vou te ensinar.Ombro direito na frente, ombro direito atrás, ombro direito na frente e mexendo sem parar. Roda, roda, roda e não saia do lugar, vem que eu vou te ensinar. Ombro esquerdo na frente, ombro esquerdo atrás, ombro esquerdo na frente e mexendo sem parar, roda, roda, roda e não saia do lugar, vem que eu vou te ensinar.Poe a barriga pra frente, a barriga pra trás, a barriga pra frente e mexendo sem parar, roda, roda, roda e não saia do lugar, vem que eu vou te ensinar.Pé direito na frente, pé direito atrás, pé direito na frente, e mexendo sem parar, roda, roda, roda e não saia do lugar, vem que eu vou te ensinar.Pé esquerdo na frente, pé esquerdo atrás, pé esquerdo na frente, e mexendo sem parar, roda, roda, roda e não saia do lugar, vem que eu vou te ensinar.Poe a cabeça na frente, a cabeça atrás, a cabeça na frente, e mexendo sem parar, roda, roda, roda e não saia do lugar, vem que eu vou te ensinar.
Após levar os alunos para fora da sala
para a seguinte atividade:

- Primeiro cada aluno irá conhecer o caminho, depois cada um receberá um comando com uma plaquinha, como:
- Pé direito no azul;
- Pé esquerdo no vermelho;
(OBS: Nesta atividade trabalhar somente os pés).
E assim sucessivamente até todas as
crianças participarem.
- Para finalizar retornaremos para o espaço de vivência da criança onde a professora irá propor uma atividade: carimbo de tinta com as mãos, no qual cada criança deverá pintar a mão do colega, seguindo as instruções da professora ( direita e
- Confeccionar um cartaz com as produções das crianças.
Nenhum comentário:
Postar um comentário